sexta-feira, 12 de março de 2010

Aline Barros: sucesso com visão por Bruno Faria


Gravou sua primeira música solo - "Tua Palavra" - com 14 anos, e depois gravou "Consagração", aos 16 anos, quando começou a carreira solo. Aos 17 anos de idade lançou seu primeiro CD. Logo após vieram "Voz do Coração", "Canções de Natal", "Bom é ser Criança" e agora o "Poder do Teu amor" - seu mais recente trabalho - e também o CD Espanhol "Mais de Ti", que foi feito em Miami/EUA junto com Don Moen e Paul Hilbert do Hosana Music.

Aline tem vários projetos para este ano. Além do CD "Eterno Amor" - com músicas românticas e para casamento, que conta com a participação de outros cantores - tem também um projeto de dois CD's ao vivo - um em espanhol e um outro gravado ao aqui mesmo, no Brasil - e mais um CD infantil. A grande novidade é o programa infantil que apresenta todas as segundas-feiras na TV CNT, no horário das 4 às 5 da tarde.

Nesta entrevista, a cantora evangélica mais popular do Brasil fala de seu ministério, sua vida e seus sonhos. E para encerrar, seu pai, o pastor Ronaldo Barros, que está sempre ao seu lado, também fala do vínculo profissional com a filha.

BF- Aline, qual sua opinião sobre a atual música evangélica no Brasil?
Aline Barros- Temos visto de uns anos para cá um crescimento muito grande da Igreja e da música evangélica. Acho que hoje nós temos qualidade em nossas músicas, e fora isto, tem o fato das pessoas estarem carentes, querendo algo mais... então, ficam mais sensíveis e abertas. Aproveitando isto, lançamos músicas sobre o mundo, falando do amor de Jesus e de paz, tudo o que uma pessoa quer ouvir e que está baseado na Palavra de Deus que é verdadeira e mexe com qualquer ser humano. Hoje temos abertura na mídia e está bem melhor do que há alguns anos atrás. Estamos conseguindo tocar em rádios que não são evangélicas e eu tenho feito programas não evangélicos. Estive recentemente na Hebe. Vemos que realmente está crescendo e vai crescer cada vez mais. Não tem como a música evangélica retroceder agora. As coisas caminham para conquistas e mais conquistas.

BF- Como foi para você, sendo uma cantora cristã, romper a barreira e cantar no sistema secular?
Aline Barros- Foi muito Bom! Fico super feliz porque é uma oportunidade que a gente tem de não ficar restrito somente à igreja. O nosso objetivo é falar do amor de Deus através das canções para aquelas pessoas que ainda não o conhecem e não tiveram ainda uma experiência com Ele. Através destes programas, temos a possibilidade de falar de Jesus para estas pessoas e para todas as famílias do Brasil, isto é muito bom e gratificante porque temos visto os frutos deste trabalho.

BF- Conte-nos alguma experiência e frutos de quando você foi em algum destes programas seculares...
Aline Barros- Tem várias situações em que a gente vê a mão de Deus agir e operar. Em todas sempre saímos exaltados porque somos Filhos de Deus, então louvo a Deus pois são vidas preciosas que Ele ama de verdade. Sei que a Palavra está sendo semeada no coração destas pessoas. Temos tido contato com pessoas como a Valéria Valença - a primeira vez que estive com ela, foi no aniversário da Xuxa -, que é uma pessoa super legal e foi até ao meu casamento. Eu dei meu CD para ela, e quando eu a encontrei de novo ela disse que toda manhã o escuta porque isto traz paz ao seu coração. São vidas preciosas e a gente sabe que a Palavra está sendo semeada...e é Deus quem faz a obra! Fazemos nossa parte e o Espírito Santo faz a Sua. Tenho visto que muitas vidas têm sido tocadas através deste trabalho e que temos que continuar a fazer isto mesmo, ir até lá e ser sal e luz no meio deles.

BF- Como você teve acesso ao programa da Xuxa?
Aline Barros- O convite partiu da Marlene porque na época a música "Consagração" estava muito tempo em primeiro lugar nas rádios seculares. Foi realmente uma surpresa, porque ninguém estava esperando. Foi algo de Deus mesmo. Ele abençoou tremendamente a nossa ida, tanto é, que depois voltamos outras vezes. A Marlene também me convidou para fazer o especial de natal com a Xuxa, um especial dos dez anos, que realmente foi muito bom!

BF- Sendo uma pessoa tão conhecida e compromissada, como consegue conciliar seu tempo?
Aline Barros- É uma agitação total! Um corre-corre... a gente não pára, um dia está em uma cidade, outro dia, em outra. Hoje, por exemplo, estou em Brasília, amanhã vou para o Rio, chegando ao Rio, vou para Teresina, no sábado para o Recife e no domingo descanso no Rio. Domingo é o dia que eu separo para estar na minha Igreja. Na segunda-feira, começa tudo de novo!

BF- Quais são as cantoras e cantores que admira?
Aline Barros- Desde quando era pequenininha já olhava para a pastora Ludmila Férber e a tinha como um referencial na minha vida. Hoje, ela tem CDs também e é uma cantora conhecida, está divulgando seu trabalho por aí, é uma bênção mesmo, uma forte compositora. Inclusive tem uma música dela neste meu novo CD, sobre casamento, "O Eterno Amor", muito linda, muito linda mesmo. Então, ela é uma das pessoas que admiro muito, pelo seu exemplo e seriedade com que leva o Ministério. Para a minha vida a pastora Ludmila é um referencial.

BF- Aline, qual a maior alegria que já recebeu na sua vida?
Aline Barros- Uma alegria recente foi o meu casamento, que já faz um ano e meio. Também o meu Cd em Espanhol, já que sempre tive vontade de gravar em um outro idioma e Deus me abriu esta porta para gravar em Miami.

BF- E algo marcante, um testemunho da sua vida em Deus?
Aline Barros-
Um testemunho que posso dar de minha vida é que recebi há muitos anos uma palavra para um programa infantil que foi se concretizar agora. Quero dizer com isto que tudo é na hora de Deus, que isto sirva para todos os jovens e adolescentes em geral. Que a gente possa realmente entregar a nossa vida ao Senhor e depender Dele para tudo e em todos os momentos.

BF- Você também está com projeto social...
Aline Barros- Estamos com um projeto social chamado "Saúde dez, fome zero". Na verdade neste projeto estamos arrecadando materiais esportivos como camisetas de jogadores daqui do Brasil e também cantores, artistas...e tudo isto será revertido em cestas básicas através do site www.saude10fome0.org.br. Todo material que conseguimos colocamos ali para ser leiloado e as cestas mandamos para as instituições que trabalham com crianças carentes. Começamos por São Paulo e estamos estendendo isso por todo o Brasil, está super Legal! A campanha tem crescido bastante, já temos vários esportistas conosco. O projeto é uma parceria minha e de meu esposo e estamos pensando em fazer centros esportivos, poliesportivos e dar para estas crianças cursos profissionalizantes. Além de trabalhar com as crianças, queremos trabalhar também com suas famílias.

BF- Você poderia deixar alguma mensagem para nossos leitores?
Aline Barros- Bom, é o que eu sempre falo: existe tempo para todas as coisas na nossa vida, quando a gente sabe esperar em Deus as coisas acontecem de forma muito natural. Tudo o que acontece na nossa vida é algo muito especial. É preciso depender de Deus e saber que Ele sempre vai nos dar o melhor. A Palavra que eu deixo é para que todas as pessoas, principalmente os jovens que são muito ansiosos, que realmente orem e esperem no Senhor com paciência, e na hora certa e momento certo, Deus vai abrir as portas, fazer com que todos os sonhos sejam realizados.

* Pastor Ronaldo (pai de Aline Barros) está ao lado de Aline em quase todas as suas viagens. É uma união bonita, pois este elo entre pai e filha existe desde quando Aline era criança e esperava o pai chegar para que ela cantasse novas músicas ao som do violão...

BF- Pastor Ronaldo, como começou seu Ministério?
Pastor Ronaldo- Há mais ou menos 24 anos alguém falou de Jesus para mim. Aquilo mudou minha vida, casamento e a minha ótica em relação a tudo. Achei fantástico! Porque além de mudar minha vida, deu-me nova esperança! Eu e minha esposa na época não tínhamos conhecimento do plano e projeto de Deus. Jesus Cristo mudou a minha vida, de minha esposa, ensinou-me a criar meus filhos. O começo de tudo, na realidade, foi porque Jesus Cristo mudou a nossa vida e mostrou o que Ele queria de nós - para minha casa, família... o projeto de Deus era este, que nós estivéssemos totalmente envolvidos com a música em sua casa.

BF- O senhor é muito unido à sua filha Aline, como é estar acompanhado-a em suas viagens e sendo seu empresário?
Pastor Ronaldo- A Aline desde pequena gostou muito de música. Eu já tocava profissionalmente e quando chegava em casa ela vinha sempre me pedir para tocar o violão para que ela pudesse cantar. Então, ela ouvia música o dia todo... e Aline criou este vínculo com música muito novinha. Com o passar do tempo ela foi crescendo e cantando comigo no dia a dia. Entrou para o Ministério de Louvor da Igreja comigo tocando e acompanhou este Ministério durante todo este tempo que ela esteve envolvida com música. Portanto, é natural que tenhamos esta afinidade, este relacionamento tão próximo de pai e filha. Isto surgiu por causa desta dependência de um com o outro, eu dependo dela, ela depende de mim. E assim vamos caminhando juntos...

BF- Para encerrar, deixe-nos uma mensagem:
Pastor Ronaldo- A mensagem que eu queria deixar para as pessoas é justamente falando sobre o coração. "A boca fala do que o coração está cheio". Então percebemos que o coração é o centro que comanda tudo. Temos que estar muito atentos para onde vai o nosso coração, para onde o nosso coração está nos empurrando e devemos colocá-lo aos Pés do Senhor Jesus para que Ele guarde, sonde...que Ele traga a luz para qualquer coisa que esteja oculta em nosso coração, para que não sejamos enganados por nosso próprio eu. Que nós tenhamos para Deus um coração aberto, sincero, como um coração de criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário